apresentação

A Reduca nasce, ideologicamente em 2014, a partir de encontros entre educadores e educandos para reflexão sobre a educação brasileira, resultando em um ideal de instituição de aprendizagem que pudesse complementar o que já existe na educação formal, tendo como princípios o Respeito, Ética, Dignidade, União, Comprometimento e Amor, nasceu a REDUCA, com o propósito de intervir na realidade de crianças e adolescentes para complementar e ampliar seus conhecimentos resultando em pessoas capazes de agir de forma autônoma e cidadã, em sua vida pessoal e coletiva.

Assim em 2015 iniciaram as atividades com oficinas lúdicas de reforço matemático, português, dança, informática e teatro para crianças. Em 2016 as oficinas continuaram e fomos acrescentando às atividades palestras como temáticas relativas à saúde, em 2017 a Reduca faz a instalação de sua biblioteca e o espaço começa a ganhar um toque cultural,  2018 foi um ano marcante para a Reduca que teve a aprovação em um edital, o que possibilitou um aumento significativo dos beneficiários e também um reconhecimento pelo município da Reduca como espaço de boas práticas para crianças e adolescentes. Assim não era para menos que as atividades continuassem em expansão no ano seguinte, fomos aprovados em dois editais municipais, para execução de projetos inovadores na cidade. Em 2019 firmamos parceria com a Ong Recode para um programa de empoderamento digital, por meio de uma plataforma que oferece cursos na área de tecnologia e educador social. Esta plataforma tem permitido que alguns alunos continuem a estudar remotamente. Agora em 2020 diante do cenário de isolamento social, devido a pandemia pelo Coronavirus, estamos atuando em assistência emergencial a fim de auxiliar aqueles que precisam de itens básicos de sobrevivência e de proteção sanitária, com o projeto #ReducaPresente.

direção

A Diretoria atual da Reduca está composta por 9 membros da sociedade civil, atuantes também como voluntários nas atividades, com posse até 14 de Agosto de 2022.

A Diretoria tem como atribuição principal executar e fiscalizar as atividades de acordo com nosso estatuto registrado. Sendo eles:

Voluntários

Além dos mencionados acima, a Reduca conta com o apoio de mais de 12 pessoas que incluem desde profissionais de áreas especificas até alunos e pais da região, para que as ações sejam de acordo com a demanda e que o processo decisivo tenha representatividade, profissionalismo e democracia.

Aproveitamos a oportunidade para prestar nosso mais caloroso agradecimento a todos esses atores envolvidos, que sempre executam suas atividades com excelência.

trajetória

Desde 2015, atendemos 168 crianças e adolescentes, 1310 participações em eventos, mais de 25 eventos, culturais, solidários e passeios.

projetos executados

PEMT

Projeto de Educação para o Mundo do Trabalho:

VRD

Vila Rosa Digital: Aprendizagem tecnológica:

GTE

Grêmio tecnológico d’Elas:

Fortalecer as relações do território por meio de práticas da Educação Integral.

Visão e valores

Formar uma sociedade de pessoas que atuem com

Respeito às diversidades

Ética em suas relações;

que vivam com

Dignidade

União

Comprometimento e

Amor ao próximo

Os projetos da Reduca são abertos ao público

LITERARTE NA REDUCA 2023

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

As ações que foram propostas pelo projeto LITERARTE tem a finalidade de unificar a literatura, arte e a cultura local visando o letramento e o domínio de várias práticas de leitura, a elevação da autoestima e a autonomia em busca de novos aprendizados. Além da compreensão de mundo e o entendimento da participação de cada um como ator protagonista no processo. Despertar nos participantes o interesse e o entendimento do seu papel na vida social, na escola e o papel de todos na cultura de paz.

Objetivo Geral:

Proporcionar por meio de atividades culturais para crianças, jovens e adultos o desenvolvimento de habilidades relevantes, inclusive competências técnicas necessárias para garantir uma educação de qualidade permeada por uma cultura de paz.

No encontro do dia 24 de junho participaram 42 crianças e adolescentes e 12 adultos totalizando a participação de 54 pessoas. Além da exposição dos trabalhos realizados tivemos outras atividades.

Contação de história, com o educador voluntário Paulo Miranda da Cia Farnel de Artes.

Oficina de miçangas, com a voluntária Marcela de Oliveira, graduanda em Medicina Veterinária.

Oficina de tintas naturais, com a estagiária Bárbara Caroline da Silva Barreto, graduanda em Pedagogia.

Oficina de culinária, com a arte educadora e nutricionista Dávila Pinheiro Carvalho, contratada para realizar a oficina de beijinho de milho, produto de significado relevante dentro do projeto.

Além das oficinas houve experimentações sobre sentimentos e registro de como está por meio de carimbos realizados nas oficinas.

E para encerrar houve a apresentação do filme Para’í que conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra. CRIADO PELO GRUPO AUDIOVISUAL DA TERRA INDÍGENA JARAGUÁ Direção e roteiro Vinicius Toro Elenco Monique Ramos Ara Poty Mattos, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim, Lucas Augusto Martim, Regiane Dina de Oliveira Santos, Hortêncio Karai Tataendy, Sônia Barbosa Ara Mirim.